quinta-feira, 7 de junho de 2012

O exerício físico aliado a uma boa alimentação


O exerício físico aliado a uma boa alimentação

Para uma maior qualidade de vida, é necessário aliar uma boa alimentação com a prática regular de exercício físico. A nutrição concederá ao corpo o essencial para uma melhor execução do exercício. Por outro lado, o exercício ajuda na capacidade do organismo em utilizar os nutrientes. Muitas pessoas que praticam exercícios regularmente começam já a preocupar-se mais em como ter uma alimentação compatível com o tipo de actividade física que colabore e optimize os efeitos do exercício.

Alimentação adequada para os praticantes de actividade física, que visem o aumento de massa muscular e a perda de gordura:

Hidratos de carbono – são a fonte de energia mais rápida para o nosso organismo. Ele existe já no nosso corpo mas não em quantidade suficiente, logo é necessário não excluir este complemento nutricional. A quantidade recomendada por dia é cerca de 60% da sua alimentação diária, isto é, os hidratos de carbono complexos (batata, arroz integral, pão, etc.). Entre 1 a 2 horas antes dos exercícios o ideal é consumir pelo menos uma fonte deste nutriente e logo após também, uma vez que antes este dará a energia necessária para gastar no exercício e depois é necessário para repor as reservas no organismo, possibilitando a recuperação dos músculos.

Proteínas – é um nutriente importante e recomenda-se que corresponda entre os 10 e os 15% da alimentação diária. Para que haja um aumento da massa muscular é preciso ingerir quantidades adequadas de proteínas e hidratos de carbono, caso contrário a proteína que deveria ser usada para o aumento de massa muscular, será usada como fonte energética.

Os alimentos que são fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos, feijões, etc.) não devem ser consumidos muito próximos do início da prática de actividades físicas, uma vez que são de digestão mais lenta e podem afectar o rendimento.

Lípidos - têm uma função energética e é através destes que conseguimos obter as vitaminas lipossolúveis, A,D, E e K. O seu consumo deve ser cerca de 25 a 30% da alimentação diária. Assim como os alimentos que são fontes de proteínas, os alimentos que contêm gorduras, também não devem ser consumidos próximos aos horários dos exercícios.

De referir que, tendo uma alimentação equilibrada, consumindo todos os grupos alimentares: cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados, conseguir-se-á atingir facilmente um bom desempenho nos exercícios físicos e uma boa saúde.



Dúvidas de nutrição

Sem comentários:

Enviar um comentário