quarta-feira, 6 de Junho de 2012

A importancia do aquecimento antes de uma atividade fisica


O desporto é uma atividade física muito benéfica para a saúde. Não só faz bem ao nosso corpo como ativa os nossos orgãos e a nossa mente. Contudo, a prática do exercício deve ser sempre acompanhada e controlada por um médico e um profissional do desporto (Personal Trainer), porque por vezes podemos exagerar nos exercícios de modo a que estes possam trazer problemas respiratórios, cardiovasculares, entre outras.


Antes mesmo de se praticar uma modalidade seja ela em ginásio ou ao ar livre é necessário realizar exercícios de aquecimento para que os músculos mantenham o grau de elasticidade satisfatório para a prática do exercício. Assim, previne-se e evita-se lesões graves e dores no corpo.

O principal objectivo do aquecimento é preparar o organismo para a prática do exercício, visando obter o estado ideal psíquico e físico na preparação e realização dos movimentos. Existem dois tipos de aquecimento o geral e o específico.

O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Um bom exemplo é a corrida que vai possibilitar um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho da atividade física. Podemos dizer que a velocidade do metabolismo  aumenta em função da temperatura, aumentando 13% para cada grau de temperatura. O aumento da irrigação dos tecidos garante uma melhor redução de oxigénio e substratos ao tecido. Quando o metabolismo está alto, torna as reações químicas mais rápidas e mais eficientes. Logo, o aumento da temperatura resulta em uma redução da resistência elástica e da resistência do atrito. A musculatura, os ligamentos e os tendões tornam-se mais elásticos tornando-se menos suscetíveis a lesões ou rupturas. Há também modificações importantes nas articulações, devido a uma série de mecanismos. As articulações aumentam a produção de líquido sinovial - o líquido que fica dentro das articulações - tornando-se mais resistentes à pressão e a força.

O aquecimento específico utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no desporto que será feito em seguida, mas nunca descurando o aquecimento geral. Este tipo de aquecimento é fundamental nas modalidades desportivas coordenativas. Deve conter exercícios de alongamento e relaxamento que funcionam como profilaxia de lesões, além de garantir um bom alongamento da musculatura que será trabalhada. Com exercícios direcionados aos principais grupos musculares da atividade, há um redirecionamento sanguíneo para estas regiões, tornando-as mais irrigadas e compensadas de oxigénio. Isto porque o aumento da temperatura corporal não é proporcional ao aumento da temperatura muscular. Existe uma diferença na velocidade de aumento destas temperaturas.

Ambos os exercícios de aquecimento são indicados para qualquer pessoa. Contudo, existem factores que podem influenciar, tais como:

Ø  Idade - Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, ou seja, mais longo.
Ø  Estado de treinamento - Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser o seu aquecimento. Deve ser ajustado para cada pessoa e para cada modalidade. É indicado nunca fazer atividades ou exercícios os quais não se está acostumado.


Ø  Disposição Psíquica - A falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento.

Ø  Período do dia - Pela manhã o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo e durante a tarde o aquecimento pode ser mais curto. Já à noite deve ter características similares ao da manhã.


Ø  Modalidade desportiva - Deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada.
Ø  Temperatura ambiente - Em tempos quentes o aquecimento deve ser reduzido, em dias frios ou chuvosos o tempo do aquecimento deve ser prelongado.

Ø  Momento do Aquecimento - O intervalo ideal entre o final do aquecimento e o início da atividade é de 5 a 10 minutos. O efeito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos. Após 45 minutos a temperatura corporal já retomou sua temperatura de repouso.






Sem comentários:

Enviar um comentário